quinta-feira, 9 de julho de 2009

CUIDADO NA HORA DE ABASTECER O SEU VEÍCULO

Ao dirigir-se a um posto para abastecer o seu veículo você se depara com vários tipos de gasolinas (Podium; Premium; Aditivada; e Comum). Pois bem, qual a diferença?
A Podium, possui o maior nível de octanagem do mercado (95 octanas), promovendo a melhor perfomance para veículos de alto desempenho, além de estar de acordo com os padrões ambientais exigidos na Europa e nos Estados Unidos desde 2005. A Premium, não segue os padrões ambientais da Podium, mas possui alto índice de octanagem (91 octanas), podendo ser utilizada em qualquer veículo, dando um maior rendimento aos motores com alta taxa de compressão (maior que 10:1). A Aditivada, difere da comum pela presença de aditivos que ajudam a manter limpo o sistema de combustível, é indicada para veículos com injeção eletrônica. Já a Comum, é a mais simples, sem qualquer aditivo.
Todavia, como você, consumidor, saberá a diferença entre elas na hora de abastecer? Saiba que a Portaria n° 248 da ANP (Agência Nacional do Petróleo) obriga os postos revendedores a realizarem os testes e a manterem guardadas as amostras dos dois últimos carregamentos. Na dúvida, peça para que seja realizado o teste na sua frente. Exija sempre a nota fiscal, que deve constar o dia do abastecimento, o tipo de combustível e a quilometragem do veículo. Pode até parecer muito burocrático, mas um combustível adulterado pode danificar o motor de seu veículo e lhe causar um grande prejuízo. Neste caso, a nota fiscal será a prova documental que demonstrará o nexo entre o abastecimento e o prejuízo, com o fim de responsabilizar o revendedor. Além do mais, havendo suspeitas sobre a qualidade do combustível, entre em contato com a ANP (0800-900267) e formalize a sua reclamação. A própria ANP ainda disponibiliza em seu site www.anp.org.br, os preços praticados na região, no Estado e no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário